quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Sensibilidade (mto longo)

Ok, aqui está um tema q ando para falar desde o ano passado. Não é q já não tenha falado antes, mas acho q nunca referi certas coisas q aqui vou contar e porqe ainda ontem aconteceu um episódio q demosntra bem o tipo de sensibilidade q a Bruna tem.

A Bruna vive as situações muito intensamente, desde muito pequenina q demonstra isso.

Por volta dos 16-18 meses, sempre q aparecia o Frederico da Floribela a Bruna ficava super excitada, com vergonha, escondia-se, ria-se, saltava, fugia... enfim, eu dizia q ela estava apaixonada, contado ninguém acreditava, mas tenho muitas pessoas q viram e q ficavam muito ademiradas com a reacção dela, é q parecia mesmo a reacção de qm gosta muito de alguém.

Por volta dessa altura tb havia um episódio do Noddy em q o Noddy o e Rechonchudo íam para a floresta negra e uma árvore prendia o Rechonchudo... ela já nesta altura tinha muito medo desta cena, e geralmente qd estava a ver o filme no momento da cena vinha ter comigo com o comando na mão para eu mudar a cena, ou então se eu estivesse na sala com ela, escondia a cara e demonstrava mesmo medo.

Houveram muitas outras situações, mas estas foram as q mais me marcaram porque eram constantes.

Já chorou com cenas de filmes, fica facilmente "magoada" qd lhe digo q se está a portar mal, se fico mais séria começa logo a chorar e a pedir-me desculpa, etc...

Há uns meses atrás, no Corte Inglês (Out/Nov?) iamos no tapete rolante e á nossa frente ía uma menina (4-5 anos) com os pais mas não ía de mão dada, já quase a chegar ao fim a menina começa a correr e ao sair da tapete cai, magoua-se bem e começa a chorar. A Bruna observou tudo e perguntou logo o q tinha acontecido e eu expliquei-lhe.
Ela ía de mão dada comigo, o papá estava ligeiramente á frente... num ápice ela larga-me a mão e se não fosse o papá à nossa frente a Bruna tinha mergulhado de cabeça pelo tapete rolante, agarreia-a bruscamente no braço, sou mesmo capaz de a ter magoado, ela desata a chorar a dizer q se tinha magoado, eu pensei q se tinha magoado no braço por eu a ter agarrado qd ía a fugir, mas não, ela queixou-se da perna... como a menina!
Depois e de Gaia até Valongo foi a chorar a perguntar pela menina.

No dia q deu o Natal dos hopitais ela assistiu comigo, apareciam meninos doentes, alguns deles engessados, ela começa a fazer perguntas sobre os meninos e qd vê um menino com a mão engessada começa a dizer q lhe doi a mão e qr ir para o hospital e começa a chorar porque eu lhe disse q os meninos estavam no hospital porque estavam doentes...

Na noite de Natal, eu já aqui contei a reacção dela, ok, eu sei q é normal as crianças terem medo do Pai Natal, mas ao ponto de ficar nervosa como ela ficou eu não sabia. Ela TREMIA, eu cheguei a ter medo q lhe podesse dar alguma coisa, estava MUITO nervosa ao ponto de não querer sequer receber as prendas!

Qd fica mto nervosa balança-se, já sei o que vai acontecer, dá-lhe volta á barriga e pede para dormir!

Há um senhor q desde o primeiro dia q o viu q nunca o conseguiu encarar, não me perguntem porquê, o sr. é simpático, brinca com ela, mas não sei porquê, não tem explicação ela fica MUITO nervosa qd o vê. Há umas semanas atrás fomos ao café. Estava super divertida, a falar com toda a gente, como ela pp é! De repente chega o sr., fica calada, começa a balançar-se na cadeira, mete as mãos à boca... ele pede-lhe um beijo, ela dá, depois começa a ficar com a voz presa, diz q qr fazer cocó, pede-me colo e diz-me q qr dormir. Tive q me vir embora do café, mal saiu do café parecia q não se tinha passado nada.

Na semana passada, num outro dia q fomos ao café, estava toda satisfeita, a esposa desse sr. vinha ter connosco, mal falamos no nome dela ela começou a logo a ficar nervosa e a pedir-me para ir dormir... ao principio não estava a perceber o pq do nervosismo, pensei, pensei e depois percebi q ela pensava q ele tb vinha, qd lhe disse q ele não vinha e ela confirmou q a esposa vinha sozinha... acabou, voltou à normalidade!!!!

Na 3º feira , estava a fazer-me perguntas sobre um cd q lhe comprei há cerca de 1 ano mais ou menos, e disse-lhe:

mamã: "olha foi naquele dia em q tu pegaste numa menina e caiste e a menina tb"
Bruna: com MUITA vontade de chorar, a tentar não fazer beiça mas a não coneguir controlar "poquê?"
mamã: depois de ter reparado no esforço q estava a fazer para não chorar "ó filha, tu queres chorar????" mais uma afirmação do q uma pergunta.... e ela desata a chorar, vem para o meu colo abraça-me com toda a força e chora chora... expliacação... foi por eu ter dito q ela caiu com a menina...

É tão sensivel... às xs faz-me confusão, ela tão pequenina "sofrer" com certas coisas!

Mas a mesma coisa se passa em relação ao ficar contente. Qd está contente com alguma situação fica tão eufórica tão eufórica... ela salta, ela ri, ela diz coisas super engraçadas, algumas sem sentido nenhum, ela dança, ela diz q está feliz e contente... sei lá, extravaza tudo, é de partir a rir!

Pode estar muito maldisposta, mas se lhe dissermos qqr coisa q ela queira muito (principalmente dizer-lhe q vem gente cá a casa) transforma-se totalmente.

Lembram-se daquela fase em q ela apertava os bebés? Pois bem, ela ficava tão eufórica q sentia necessidade de os apertar, não era para magoar, mas era uma forma de "deitar para fora" o q sentia. Qd não a deixavamos apertar pegava na mão ou no pé do bebé e sem apertar fazia tanta força com o corpo, contraia-o tanto, cerrava os dentes e tremia toda! Ainda hoje faz isso, mas pelo menos já não os aperta!

A parte da euforia por estar contente eu adoro, mas tanta sensibilidade e "sofrimento" por coisas q a deixam nervosa fazem-me impressão... eu sei q ela é pequenina e pode mudar, mas eu penso q qd ela andar na escola e tiver testes para fazer como é q vai ser????? E para além do mais é SUPER ANSIOSA!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails