terça-feira, 7 de julho de 2009

O desenvolvimento intelectual

Hoje qd lhe liguei à tarde:

Mamã: "Então filha com correu o teu dia?"
Bruna: "Correu bem!"
Mamã: "O que fizeste hoje?" (já à espera da resposta mais habitual "nada")
Bruna: "fiz letras e desenhos"
mamã: "Fizeste letras?"
Bruna: "Fiz, muito bem feitas, ias ficar impressionada!" lol
Mamã: "onde é que fizeste?"
Bruna: "Na sala da Paula"
Mamã: "Foi a Paula que mandou fazer?" (perguntei porque como a Paula é da sala dos 4-5 anos podia estar a ensinar alguma coisa do género, embora eu saiba que não faz parte do processo pedagógico do colégio)
Bruna: "Não, fui eu que fiz sozinha!"

Qd cheguei a casa ela veio de papel em punho com letras feitas por ela, MUITO bem feitas, perfeitas mesmo! Voltei a perguntar-lhe se tinha sido mesmo ela sozinha, se por acaso a Paula ou outros meninos não estariam a fazê-lo e ela tb o quisesse fazer, mas não, ela disse que não, q tinha sido ela porque quis!

Na verdade, no colégio da Bruna não se faz este tipo de ensino, preferem apostar noutras áreas de aprendizagem, que segundo eles são muito mais aconselháveis para crianças das idades deles. Não há fichas, nem manuais, não há o aprender a escrever e por acaso tb não há inglês (embora eu estivesse muito interessada) porque não há pais de crianças interessados e por isso as que há são poucas para se abrir uma aula de inglês... ou seja, eu sei (até porque as pp educadoras já me disseram pessoalmente) que a Bruna ali não iria aprender este tipo de coisas.

Conhecendo a minha filha como conheço, e a pp educadora já me disse por várias vezes que ela tem uma sede tremenda de aprender, e que um dia em que não haja coisas novas e diferentes para fazer é um dia chato para a Bruna (dito pela pp educadora), eu, mesmo sabendo das capacidades dela, não a estimulo para certas coisas, ou ela pergunta ou então qd dou conta ela ja aprendeu por ela, porque sei que ela pode desmotivar muito no colégio.

Aqui em casa, como já disse, tb só entramos nessas áreas mais avançadas qd ela pede ou "entra" mesmo ela sozinha! Por isso as letras foi ela q as começou (há mto tempo atrás - ainda com 2 anos) a fazer, tem livros pp mas não gosta de os utilizar, foi ela que uma vez se sentou em frente ao teclado do computador e sem mais nem menos começou a copiar as letras e as aprendeu, algumas mais perfeitas do que outras e hoje mais uma vez surpreendeu-me como sem mais nem menos me começa a fazer letras que para ela eram as mais difíceis perfeitinhas mesmo!

Quis escrever o nome dela vezes sem conta e depois fez um berreiro porque:

"quero aprender o abecedário!"

Queria escrevê-lo todo, só que era hora de jantar e claro, BIRRA!
Depois do jantar, ainda q estivesse a ficar com sono, ainda quis ir fazer letras, fez algumas e ficou a promessa que amanhã iríamos fazer o abecedário todo!

Aos 4 anos (algumas já vêm desde os 2 anos) ela:

-sabe juntar letras e lê (algumas) palavras
-sabe fazer contas de somar e subtrair (as mais fáceis faz de cabeça)
-sabe a tabuada do 1 (por ordem aleatória)
-sabe escrever letras (acho q nt momento as sabe praticamente todas)
-sabe escrever palavras à mão e no computador

E aprendeu sozinha ou com pouquissima ajuda!

Tenho uma professora amiga, que a conhece desde que nasceu, e diz-me muitas vezes que ela sabe coisas que os alunos dela não sabem ou têm muita dificuldade em aprender! Ela pp me aconselhou a ensinar-lhe em casa estas coisas mais avançadas, porque ela tem uma capacidade tremenda para aprender, para não falar na vontade, e q se ela tivesse a leccionar o 1º ano que a deixava ir assistir a umas aulas. Mas sinceramente eu não estou para aí virada, acho q é muito cedo, acho q ela já sabe demais para a idade q tem e tenho medo q isso a venha prejudicar no futuro em termos de interesse.

Uma outra coisa que temos notado qd a vamos buscar é q ela está muitas vezes sozinha a fazer qqr actividade, enqt os outros meninos andam a brincar e nas correrias ela está sentada a fazer jogos, ou a pintar, ou desenhar.

Ontem escreveu o nome dela completo no computador com pouca ajuda!

Sinceramente que às vezes não sei muito bem o q fazer, se estimulo ou deixo andar!

1 comentários:

Carla disse...

Eu como professora apenas te posso dizer que cada coisas na sua altura e acho que fazes muito bem em não ensinar nada à Bruna...agora se for dela e espontaneo não tem nada mas nada de mal , é porque ela sente a necessidade de aprender...aí força !

Atenção a uma coisa...as letras...se ela as faz de Imprensa ,quando for para a primária e as tiver que as fazer caligrafadas ,vai ser mais complicado ela largar a escrita de imprensa...falo por experiência...

Espero que não leves a mal a minha opinião ...

Bj

Related Posts with Thumbnails