sexta-feira, 21 de março de 2008

Diferente.... a crescer!

Nestes últimos dias noto-a diferente, ainda mais menina, mais contida, sempre simpática mas mais reservada! Continua a rir-se para a toda a gente que meta conversa com ela mas com mais timidez, timidez de menina q está a crescer, como disse mais contida!

Tb continua a meter conversa com as pessoas... facilmente, no entanto de uma forma diferente.

Qt às crianças o q mais noto é q crianças da idade dela despertam cada vez menos interesse nela... antes ainda era capaz de lhes perguntar o nome, mas agora fica a olhar para elas e não se manifesta, não entra nas conversas... eu própria reparo na diferença de maturidade entre ela e crianças da idade delas.
A Bruna além de ser muito imaginativa e criativa é tb MUITO realista.

Ainda ontem no shopping uma menina mais ou menos da idade dela (talvez um pouco mais velha) estava no carro do Noddy com ela e dizia para a Bruna: "eu sou o Noddy e tu és a Teresa"... a Bruna olhava para ela com o ar de qm pensa "como se isso fosse possivel", não sei se me entendem, e nem sequer respondeu à menina... qm diz isto diz muitas outras coisas.

Tem um nivel de entendimento muito avançado para a idade dela, há coisas q lhe explico e penso q na cabecita dela deve estar uma tremenda confusão, mas não, ela entende-as perfeitamente... falo de tudo com ela desde q ela me pergunte (morte, o periodo, como nasceu - sabe como foi e não lhe faz confusão nenhuma, como foi q esteve na minha barriga, a terra como planeta, a lua q está fora da terra - ela percebe q a lua, o sol as estrelas, o céu estão completamente fora do nosso alcance).

Por exemplo se lhe negar tintas de pintar porque lhe digo q ainda é pequenina para as utilizar é capaz de fazer um berreiro, mas se por outro lado lhe digo q não pode pintar as unhas, a cara, só qd for grande entende perfeitamente e não há discussão, aceita, compreende...!!!!

Às xs dou comigo a ter cada conversa com ela... a sério, são conversas de adultos, conversas sérias, profundas... e fascina-me q ela as entende o q me faz não ter receio de continuar a falar com ela de tudo e mais alguma coisa!!!!

As crianças com qm melhor se entende e com qm gosta de brincar e de meter conversa são as da faixa etária dos 4-6 anos! Sinceramente é aqui q eu situo a idade emocional e psicológica da Bruna.. qd ela começou a dizer q tinha 4 anos eu pensei para mim mesma se não seria mesmo assim q ela se sentiria, teria ou terá ela essa noção????!!!!

Ainda a semana passada cá estiveram as primas Jessica (15 anos) e Raquel (que eu achava q tinha 6 anos, mas disseram-me q já tem 7). À Jessica não ligou muito, mas vê-la brincar com a Raquel foi delicioso, eram brincadeiras girissimas de 2 meninas crescidas... e a Bruna é tão gozona, fazia cada coisa à Raquel... o máximo mesmo!

A minha bebé está de facto uma menina grande, muito grande e se acho q o tempo anda depressa demais tb tenho muito orgulho na filha q tenho!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails