sexta-feira, 7 de março de 2008

Memorizar ou ler?

Tem estado numa fase muito mais virada, novamente, para as letras, numeros e desenhos (fez uma cara mto gira, mas nã tirei foto, tinha uns cabelos ondulados e tudo)... principalmente para as letras. Quer escrever e ler tudo, qr q lhe ensine tudo e mais alguma coisa. No entanto não passamos longos momentos nessas actividades, são "flashes" que lhe dão e depois vira-se para outra coisa.

Continua, contudo, a brincar, principalmente aos médicos.

Ontem, pelos vistos, tb esteve a brincar com o papá, ele escrevia palavras e ela "lia"! Diz o papá e a vovó que acertou em todas. Algumas ela conhecia, outras nem por isso!

Neste video podem ver a Bruna a "ler"...

A primeira parte são titulos de um livro q ela adora. Cada 2 páginas é uma história. Acho q aqui ela memorizou, embora ela soubesse os titulos todos! Pode haver uma ou outra palavrinha q ela consiga "ler", mas sinceramente acho q aqui foi mais memória visual (sight reading) do que ler mesmo. Estava a gravar conforme ía virando a página, por isso não sabia se ela sabia ou não.. pelos vistos sabia, lol

Na 2ª parte é q já não tenho a certeza q tenha memorizado, acho mesmo q consegue ler as palvavras (ela conhece papa e mamã, mas nunca passamos muito pelo pai e pela mãe). Já não brincavamos com este livro há MUITO tempo, por isso nem sequer tinhamos andado a ler as palavras para ela as memorizar e depois pela maneira como leu. O que aparece no video já foi a segunda vez q leu (eu tinha q gravar, não estava nada á espera q lesse como leu, nem eu nem o papá qd ela leu mãe e Kitty), a parte qd vai apontar "português" no ecrã, tb foi a depois de ela ter feito a 1º!

Não foi a primeira x q fez isto, mas com este DVD foi, por isso mais me convenço que sabe ler, ou pelo menos consegue através dos primeiros sons chegar á palavra.
Numa outra ocasião e com outro DVD ainda identificou "italiano" e mais uma outra palavra q agora não me lembro.

Depois com a palvra "avô" teve mais ficuldade, mas depois de ler o "a" eu disse-lhe:

Mamã: "um V e um O?"
Bruna: "VO"
mamã: "então?"
Bruna: "avô" (leu mesmo avô, não foi avo sem acento ou como se fosse avó)

Depois pediu-me para escrever outras palavras e ía lendo comigo. Há 2 dias pediu-me para escrever "iogurte" (aqui já diz o "r") e depois conforme eu ía apontando as letras ela ía lendo "i-o-gur-te" :)

VIDEO

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails